quarta-feira, dezembro 04, 2013

Sobre lugar marcado no cinema e respeito ao próximo

Ontem fui com uma amiga ao cinema ver Capitão Phillips, com o Tom Hanks (depois posto resenha!). Fui a um cinema que gosto muito, um dos poucos que ainda não são dentro de shoppings, na Zona Sul do Rio de Janeiro...
Sim, aquele pedaço da cidade de gente "rhyca", das pessoas mais "educadas"...

Compramos nossos ingressos naquele esquema lugar marcado, onde você joga Batalha Naval e manda um G9 e G10 para a atendente. E essas foram as nossas escolhas. Penúltimas fileiras, bem na ponta do lado direito da tela. Na hora de comprar ainda percebemos que um cidadão qualquer resolveu escolher o melhor assento da sala: H12. E por que eu digo que era o melhor assento da sala?! Simplesmente porque ele ficava na última fileira e exatamente de frente pro meio da tela. E isso, na minha opinião, é o melhor assento de toda sala de cinema.
Chegamos, entramos e estávamos esperando começar o filme. O assento já estava ocupado por um senhor. Eis que uns 5 minutos antes do filme começar chega um cara, pega dois almofadões desses pras crianças ficarem um pouco mais altas e sobe até a fileira H. O jovem apoia os almofadões no chão e diz para o senhor que ele estava sentado em seu lugar. O senhor reclama e diz que não, que ele está no lugar que comprou. O jovem resolve mostrar seu ingresso. Provavelmente continha um H12 ali. O senhor resolve ceder lugar ao jovem, mas não sem antes atender ao celular, que obviamente tocou alto (com o filme já começado a essa altura) e diz a pessoa ao outro lado da linha que está no cimema sentado ao lado de um cara chato pra &*¨$$%#. O jovem coloca os almofadões a sua frente do seu assento e joga os pés pra cima dos almofadões. E bem aí nesse ponto eu percebi o porquê dele ter escolhido aquele lugar! Porque a ultima fileira não é dividida como as demais e escolhendo o assento do meio, ele poderia colocar os almofadões e simplesmente esticar as pernas.

Eles começam a discutir mais agressivamente e partiram para ofensas pessoais sobre o peso do senhor e sobre a opção sexual do jovem, completando que ambos queriam chamar o gerente do cinema. No final das contas, o casal ao lado diz que se ambos não "calarem a boca", quem vai chamar o gerente é ele porque eles estavam atrapalhando o filme das outras pessoas. (Nessa hora quase aplaudiram o casal que estava ao lado dos dois!)

Eu e minha amiga ficamos exatamente na frente de toda a cena. E enquanto assistia a essa bagunça fiquei pensando que o esquema de lugar marcado nos cinemas, que é uma ideia excelente, que poupa o tempo das pessoas, já que elas não precisam mais ser a primeira da fila pra poder pegar o melhor lugar e que, teoricamente, garante que quem comprar seu ingresso antecipadamente pode ter "o seu melhor lugar garantido", na verdade, não funciona. São raras as vezes que fui a um cinema com esse esquema em que não vi nenhuma confusão...

Na boa, se você comprou o seu lugar marcado, (lembra do Batalha Naval com a atendente!?) por quais cargas d'água, você resolve sentar no lugar do outro!? Entendo que está escuro e você pode se enganar. Às vezes, os números dos assentos e das fileiras não é tão claro. Mas se você está errado, o que custa pedir desculpas ao verdadeiro dono do lugar e achar o seu lugar certo, aquele original, que você escolheu!? Mas não... As pessoas resolvem se achar MUITO ESPERTAS e ficar no lugar do outro. "Vai que quem comprou esse lugar não vem!?", "Vai que esse lugar está vazio!?". Gente, por favor, né?!

Não estou aqui nem defendendo a atitude folgadística do garoto e muito menos o modo grosseiro como o senhor "devolveu" o lugar a ele. Acho que é uma questão de respeito ao próximo!

Fico pensando se em outros lugares é assim também... Essa síndrome de espertinho do brasileiro me tira do sério! Respeite para ser respeitado! É tão simples! E comece simples, comece pequeno... Comece com uma atitude banal: ficando no seu lugar no cinema e evitando discussões completamente desnecessárias!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sinta-se à vontade para comentar!