quarta-feira, janeiro 16, 2013

Somos um Rio?

Eu não sei se vocês acompanharam as notícias mas o Rio de Janeiro parou ontem à noite, creio que por volta das 19:00/20:00 por conta de uma chuvarada.
Veja só essa foto que eu tirei na altura da Praça da Bandeira:
[Não sei se dá pra ver direito, mas o outro lado da pista era um rio, de verdade, com correnteza e tudo. Obviamente porque o Rio Maracanã e outros rios da região transbordaram, transformando essa área da cidade num verdadeiro caos.]

Chuvarada essa comum em meados de janeiro, logo após dias de muito calor por conta de uma tal de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas esses são os fatores climáticos, com os quais não temos como prever, quer dizer, podemos prever mas não temos como controlar.

Só que o sr Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, anunciou obras justamente para amenizar esse problema em janeiro do ano passado. A previsão de conclusão da obra era de 18 meses, ou seja, no meio do ano de 2013, só que, obviamente, as obras estão atrasadas... E o Prefeito ainda disse que por conta disso, as obras, que claro, levam tempo (leia-se dinheiro e boa vontade) para serem feitas ainda vão levar mais "1 aninho e meio, 2 anos".  Me impressiona a cara de pau dele! Ele acha mesmo que a população pode esperar 1 aninho e meio, 2 anos para um problema que simplesmente para a cidade e tranca o trânsito?
Em 1 ano e meio essa cidade estará ABARROTADA de turistas que estarão aqui para ver a Copa do Mundo, um evento que tradicionalmente faz as cidades-sede receberem muitas pessoas vindas de todos os lugares. Já imaginou se, por acaso, chove num dia de jogo no Maracanã? Será que ele parou pra pensar que a Praça da Bandeira é um dos principais acessos ao Maracanã? Seja para quem vem da Zona Sul ou do Centro da Cidade?

E claro que isso estou falando da Copa só porque traz proporções maiores, mundiais mesmo, porque é óbvio que se isso acontece, essa notícia se espalharia pelo mundo com uma velocidade incrível. Mas pense nos (pobres) cariocas, que como eu e como tantos outros, utilizam essa parte da cidade para ir e voltar ao trabalho, todos os dias? Como eles ficam? O Prefeito realmente acha razoável que esses cidadãos, que pagam impostos caros (morar no Rio de Janeiro está cada vez mais caro!) merecem continuar sofrendo com enchentes constantes por conta de uma obra atrasada?

Não estou aqui culpando somente o Prefeito não, a população também tem bastante culpa no cartório! Enquanto fiquei mais de uma hora LITERALMENTE parada dentro de um ônibus na Praça da Bandeira, vi muito lixo passando nas águas da chuva, ou seja, a população também contribui muito jogando a garrafinha de água na rua, o papel da bala, a embalagem do amendoim...

Ok, talvez eu esteja mais revoltada com essa situação porque ela me afeta muito diretamente e ontem me afetou ao ponto de eu levar quase 3 horas pra chegar em casa! Mas olha, sr Prefeito, ela atinge muita gente também, muita gente que trabalha, estuda e se diverte por aquela área que já é abandonada há tanto tempo, inclusive muita gente que votou no senhor acreditando nas suas promessas.
[Nunca, nunca na História desse País uma campanha esteve tão certa: somos sim um Rio, um Rio de enchente, de lama, de confusão, sr Prefeito!]

Mas e aí? O que a gente pode fazer? Votar certo não é mais uma opção já que o Dudu ainda vai continuar na Prefeitura por mais 4 anos! 
Bom, ainda acho que podemos ajudar de vários modos.
O primeiro é com a limpeza urbana. Pô, se você pode esperar e descartar o lixo em uma lixeira por quê não espera? Porque é mais prático e rápido se livrar da latinha de refrigerante no meio da rua? É a mesma latinha que vai entupir o bueiro quando uma enchente vier. Você já parou para pensar nisso? É o lixo que você joga na rua que entope os bueiros e saídas de água.
O segundo é colocando a boca no trombone, como eu estou fazendo agora com os meus 2 ou 3 leitores ;-). A gente não pode achar normal uma obra estar atrasada e levar mais que o dobro de tempo que estava previsto para ficar pronta. Ainda menos quando é uma obra tão essencial para o bem estar, saúde e para a vida como um todo do carioca.
E o terceiro é fiscalizando. Eu vou ficar de olho no término dessas obras. Vai demorar mais um ano e meio? Vamos ver...

Eu quero uma Cidade Maravilhosa de verdade, não só nos cartões postais e nos vídeos de candidatura da Cidade a uma sede da Copa/Olimpíadas. Eu acredito no Rio, no potencial enorme que ele tem de ser uma cidade melhor para se viver. E sim, eu sei que a cidade já melhorou, mas aposto que você concorda comigo que ela pode ficar ainda melhor, não é?! E juntos, nós, cidadãos, somos sim um Rio, ou melhor, uma enchente contra essa cambada que está no poder e que acha normal a cidade parar, rios transbordarem com uma obra que está em ""andamento"" para teoricamente resolver esse problema.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sinta-se à vontade para comentar!