quarta-feira, agosto 19, 2009

Você consegue fazer nada?

As excessivas jornadas de trabalho, as pressões por resultados têm gerado um verdadeiro colapso físico e mental em muitas pessoas. Um hábito muito comum entre os profissionais é o de chegar do trabalho, tomar um banho, comer alguma coisa e afundar no sofá para assistir televisão. Eu sei que é gostoso relaxar depois de um exaustivo dia de trabalho. É bom ficar sem pensar em nada durante um tempo. Mas mesmo que você não esteja fazendo nada, sua mente ainda continua a todo vapor captando as imagens que vem da telinha, e com isso, o descanso não acontece.
Recentemente fiquei sabendo sobre o "clube do nadismo", criado pelo designer gaúcho Marcelo Bohrer. Ele era uma jovem promessa do design brasileiro quando descobriu que ser workholic (viciado em trabalho) estava acabando com sua vida. Foi aí que surgiu a ideia do clube. Que tem como principal objetivo, fazer...absolutamente nada. A idéia chamou a atenção e milhares de pessoas já se filiaram ao clube.

Relaxando a mente

Fazer nada não é tão fácil quanto parece, você precisa estar disposto(a) a reservar um tempo para isso. Coisa que a maioria vai justificar que não tem. Para você ter uma ideia, eu passei a ser mais produtivo e mais criativo quando comecei a reservar um tempo apenas para mim. Se isso servir como incentivo recomendo que você pare pelo menos 20 minutos por dia, se possível vá para um lugar perto da natureza, se não der não tem problema. Procure ficar quieto(a) e não fique pensando no que tem que fazer depois, nas contas que tem que pagar, no filho que tem que pegar na escola. Esse tempo é seu e ele serve para que você possa voltar a se equilibrar, aliviar a tensão e seguir em frente melhor do que antes.
Só uma dica, não use esse tempo para dormir,ver televisão ou beber com os amigos isso não é "fazer nada". Fazer nada é simplesmente parar durante algum tempo sem fazer absolutamente nada (mesmo!!!). Pode parecer difícil no começo, mas com "pratica" você poderá se tornar um especialista em nadismo, mas lembre-se: só por algum tempo!

Recebi por email, mas vi que foi postado originalmente no blog do Fernando Oliveira.

Engraçado, eu acho que "fazer nada" deve ser muitooo difícil, porque fazer nada não é exatamente vadiar, descansar é simplesmente parar e parar inclusive de pensar. Bom, acho que não custa tentar, né?

Veja também:
Aproveite bem o seu dia;
Simplicidade;
7 princípios para o sucesso;
Sorria com a alma;
Problemas multiplicados são problemas divididos.

Beijos.

Um comentário:

  1. Po, isso eh uma arte oriental... rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Bjoes.

    ResponderExcluir

Olá! Sinta-se à vontade para comentar!