domingo, abril 19, 2009

Como melhorar o cérebro

Esses são os 7 princípios para que o nosso cérebro funcione melhor:

1.. Estimule-se fisicamente. Mova-se. Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol. Faça exercícios de lateralidade, por exemplo, com a mão esquerda toque sua orelha direita e com a mão direita toque seu nariz. Agora vice-versa e repita várias vezes até dominá-los.

2.. Tome oito copos de água. De acordo com os especialistas, isso não é opcional, é obrigatório se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. E se estamos estressados, devemos aumentar para 16 copos de água ao dia. 90% do volume de nosso cérebro está composto por água e é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

3.. Oxigenize-se. Faça exercício, caminhe diariamente. Antes de uma reunião importante ou de um trabalho que necessite de concentração respire fundo.Respire em 4 tempos, segure o ar em 16 e exale em 8. O doutor Otto Warburg, Prêmio Nobel de Fisiología, fez uma experiência na qual conseguiu converter células sãs em malígnas, através do simples procedimento de reduzir-lhes o oxigênio. Fique rodeado de plantas. Sabia que uma só planta pode remover partículas contaminadas do ar em um espaço de 9 metros quadrados? As plantas aumentam a ionização negativa do ar e o carregam de oxigênio, aumentando nossa produtividade em 10%. Algumas plantas como as dálias provaram ser as melhores para isso.

4.. Consuma alimentos para o cérebro. É conveniente para o cérebro que comamos cinco porções de fruta e verduras ao dia, sementes, alho, grãos completos, cogumelos, azeite extra-virgem e proteínas. O peixe literalmente proporciona a formação de novas células nervosas.

5.. Pense positivamente. Os pensamentos negativos geram químicos que bloqueiam a conecção entre os neurotransmissores. Como dizia Henry Ford: "Se pensas que podes o que não podes, sempre estarás com a razão".

6.. Escute música barroca. A música é a porta para terrenos interiores; chega a lugares fora de nosso alcance. Ajuda a criatividade, a expressão pessoal. Facilita o aprendizado. Um fazendeiro comprovou que ao colocar música barroca para suas vacas, houve um aumento na produção de leite e de glóbulos brancos.

7.. Libere seu cérebro. Se não o usarmos, o perderemos. Jogue xadrez, resolva palavras-cruzadas, aprenda a tocar um instrumento, faça matemática, viaje a lugares novos, vá a exposições de arte, leia, estude algo. Escreva e desenhe com as duas mãos. Abra sua mente a novas experiências e formas de pensar. Tudo isso faz com que o cérebro funcione melhor.

Não sei se realmente essas dicas aumentam e melhoram a ativdiade cerebral, mas acho que são boas dicas para a nossa vida, para que ela seja melhor e mais proveitosa.

Veja também:
Exercícios para o cérebro - parte 1;
Exercícios para o cérebro - parte 2;
Exercícios para o cérebro - parte 3;
Teste neurológico que ajuda a prevenir o mal de Alzheimer;
Você tem controle do seu pé direito?

Beijos.

5 comentários:

  1. Nossa eu fiz os testes muito legal, gostei. Interessante de mais. Vale apena fazer.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Muito obrigado eu vou tentar :) tomare que eu melhore tenho que recuperar minhas notas

    ResponderExcluir
  3. Grande contribuição. Parabéns pelo rico conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Parece que funciona sim. Vou tentar lembrar de aplicar as regras. Só isso já vai ser um exercício para o cérebro.

    ResponderExcluir

Olá! Sinta-se à vontade para comentar!